sexta-feira, 29 de março de 2013

Sob os olhos de um anjo



http://praquemquiserveresabercomoe.wordpress.com/category/mausoleustumulos/page/2/
Há muito tempo vi a foto desta escultura (muito provavelmente numa revista). Não me lembro se havia referências quanto à sua localização. Por isso, sempre que lembrava dela, pensava que talvez  estivesse numa dessas esquinas de ruas estreitas em alguma cidade da Europa, e que talvez, numa deliciosa surpresa, como quem acha um tesouro, eu ainda a encontraria por acaso quando estivesse lá.
Graças à rede mundial de computadores, googlando em imagens, consegui achá-la com a pesquisa "um anjo na esquina" e para minha surpresa a escultura está em uma sepultura num dos cemitérios da América do Sul, em Buenos Aires.
Agora sei porque dorme esse anjo: aquele à quem ele cuidava foi chamado por Deus e talvez espere a designação para cuidar de outro alguém.
Como é bela! E o mais incrível:... que extraordinária imaginação a de quem a idealizou, com toda a sua perfeição. Certamente era um cristão e que amava àquele(a) que se foi.
Como é bom acreditar que temos um anjo que cuida de nós e daqueles que amamos! Como a dor que sentimos ao perdermos um ente querido é amenizada quando imaginamos que ele sempre esteve sob os cuidados de um anjo enviado por Deus e que apenas se foi porque Ele assim o quis. Estava na hora determinada por Ele. O anjo dorme, descansa, enquanto espera.
Na Bíblia, "O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.... Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias." [Salmos 34:7,17] 
Estudando o Salmo 91, aprendemos exatamente como Deus coloca um escudo de proteção em redor dos seus amados. Versos 11-12 - "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com teu pé em pedra."

 
 
Uma boa leitura é a deste livro de São Tomás de Aquino: edição bilíngüe (latim/português) do tratado 'De Substantiis Separatis' ('Sobre os anjos'). São Tomás de Aquino* é considerado por especialistas como o ápice da metafísica do grande pensador da Idade Média (um dos maiores de todos os tempos).
Em 'Sobre os anjos', Tomás de Aquino estuda a abordagem dada ao problema filosófico da existência de formas separadas da matéria (que a tradição judaico-cristã popularizou com o nome de 'anjos') nas obras dos pensadores gregos Platão e Aristóteles, do árabe Avicena, do judeu Avicebrão e do cristão Pseudo Dionísio Areopagita.
A síntese feita por Santo Tomás entre a teoria do ato e da potência, de Aristóteles, e a doutrina da participação no Ser, de Platão, pode ser considerada única, em toda a história da filosofia no Ocidente, pois Tomás de Aquino mostra de forma magistral a complementaridade entre os dois filósofos mais importantes da Grécia, depurando conceitos e adaptando-os à visão cristã do mundo.

Enriquecido com notas explicativas ao texto de Santo Tomás de Aquino, o livro traz - para estudantes, professores e amantes da filosofia, em geral - o contato com o que de mais alto a especulação metafísica produziu no Ocidente.


O professor Sérgio de Souza Salles, da Univ. Católica de Petrópolis e da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na orelha do livro, comenta que o texto de “Sobre os Anjos” é a mais original das “monografias” medievais sobre as substâncias separadas, “quer em razão da novidade de seus princípios, quer pela genialidade de suas resoluções teóricas”.

 * http://estudostomistas.blogspot.com.br/p/obras-de-santo-tomas.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário